Empreendedor Social, segundo Bruno Araujo
Quem é o empreendedor social?
Um empreendedor social é aquela pessoa que visa soluções para a sociedade. São pessoas que não medem os riscos nem esforços para trazerem para suas comunidades benefícios para todos. Eles tem como a missão social um propósito de vida, alho que os motiva tremendamente.
Bruno Araujo nos explica que, tópicos como responsabilidade social e consumo consciente fazem parte do dia a dia destes empreendedores.
Características de um empreendedor social:
- Um empreendedor social não busca lucros pontuais. Ele visa iniciar um negócio para o bem social maior, o bem para todos.
- O empreendedorismo social é algo de franco crescimento no mundo, assim como investimentos sociais responsáveis nas áreas ambientais, sociais e de governança.
- Sempre existirá uma empreendedor social envolvido quando existirem os seguintes assuntos: filantropia, produtos ecologicamente corretos, serviço às comunidades carentes
Quem são os empreendedores sociais, segundo Bruno Araujo
Todo mundo que empreende não quer perder dinheir o,evidentemente. Porém, mesmo que se busque o lucro, nada impede que o empresário cause um impacto positivo na sociedade ou em sua respectiva comunidade.
"Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas de sua consideração pelos próprios interesses”(The Wealth of Nations) .
O autor deste lovrio,Adam Smith, quis dizer que, mesmo a pessoa buscando seus próprios interesses, outros serão beneficiados por seus atos. O açougueiro vende carne para sustentar sua própria familia, mas a carne também é importante na vida de milhares de pessoas.
O empreendedor social deve contar com algum respaldo financeiro para ter sucesso em sua empreitada.
O ISR (Investimento Socialmente Responsável) é a prática de investimento em empresas que
O ISR (Investimento Socialmente Responsável) é a prática de investimento em empresas que têm impactos sociais positivos. Trata-se de algo que tem crescido muito nos últimos anos. Empresas que produzem ou vendem substâncias que causam dependência (como álcool, tabaco e jogos de aza) não fazem parte das empresas que costumam receber investimentos através do ISR. Porém, empresas que apresentem sustentabilidade ambiental, tecnologia limpa e aquelas que estejam busquem justiça social, estas sim são as preferidas.
Exemplos de empreendedorismo social de acordo com BrunoAraujo
A criação de serviços de geração de água potável por meio da construção de novos poços é um bom exemplo de empreendedorismo social. O objetivo deste empreendedor seria dar acesso à comunidades que não contam com tais serviços públicos.
Outro exemplo interessante é o de levar Internet gratuita para as comunidades carentes, disponibilizando acesso ao conhecimento às crianças e jovens da comunidade.
Mais recentemente os APPs também fazem parte do empreendedorismo social. Aplicativos que avisam problemas relacionados ao poder público (falta de eletricidade, vazamentos de água, sinais de trânsito com defeito…) são atualmente muito usados.
Comments
Post a Comment